A Agência Nacional de Infraestrutura (ANI) e Autopistas del Café continuam trabalhando para restaurar a mobilidade e abrir caminho para a abertura da nova ponte El Alambrado, que liga os departamentos de Quindío e Valle del Cauca.* 100004*
(Veja: ‘Elefantes brancos’ somam US$ 15,2 bilhões, segundo a Controladoria)
A ponte anterior precisou ser desmontada depois que a estrutura desabou em abril passado, incidente cujas causas ainda estão sendo investigados.
Nos últimos três meses, as autoridades implementaram um plano de mobilidade para o desvio do trânsito e trânsito seguro dos utentes; uma iniciativa de acompanhamento social para atender às necessidades das comunidades afetadas; e atividades de gestão ambiental.
Segundo informações da ANI, a obra da nova ponte está com 58% de avanço em sua execução e tem previsão de entrada em operação em outubro deste ano.
(Mais notícias: ANI busca investimento estrangeiro para financiar projetos 5G)
Obras da Ponte El Alambrado
*100021 *Esta nova estrutura terá 102 metros de comprimento, com dois arcos laterais paralelos com 17 metros de altura e um peso de 580 toneladas.
Atualmente, a montagem das peças está sendo realizada de forma metálica. Até o momento já foram soldados 250.000 kg de aço e montados 265.000 kg.
(Leia mais: Adjudicação da obra de melhoria do corredor ferroviário La Dorada – Chiriguana)
Assim simultaneamente, a construção das quatro estacas que irão sustentar a ponte, que terá uma profundidade de 25 mt. cada, e dois estarão localizados em cada lado da ponte.
A entidade estima que as atividades de montagem terminarão em meados de agosto.A partir daqui, o próximo passo será o lançamento da ponte, que será realizado em três etapas.
PORTFÓLIO