O Ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, acompanhado pela Governadora da província do Cunene, Gerdina Didalelwa, está atualmente em trabalho na referida província, como parte de uma visita ao sul do país que incluirá também a província da Huíla, de 3 a 7 de julho deste ano.
Durante a estadia no Cunene, os líderes e sua comitiva realizaram uma avaliação abrangente de várias infraestruturas no setor de Energia e Águas, com destaque para o Sistema de Abastecimento de Água de Santa Clara e sua conduta no município de Namacundi. No primeiro dia, em 3 de julho, também foram visitadas outras instalações de energia e água na cidade de Ondjiva.
No dia 4 de julho, a comitiva dirigiu-se ao município do Cuvelai, localizado a 166 quilômetros de Ondjiva, para uma inspeção presencial aos projetos de construção das barragens do Ndúe e do Calucuve. Em termos técnicos, a barragem do Calucuve, em construção no rio Cuvelai, atingiu até o momento um progresso físico e financeiro de 14,73%. Quanto à barragem do Ndúe, situada no rio Caúndo, apresenta um progresso físico de 23,9% e financeiro de 28,0%. A capacidade de armazenamento da barragem do Calucuve é de 141 milhões de m³ de água, atendendo a uma necessidade de abastecimento para cerca de 81 mil habitantes e 182 mil cabeças de gado. Já a barragem do Ndúe, com uma capacidade de armazenamento de 170 milhões de m³ de água, fornecerá água para aproximadamente 55 mil habitantes e 60 mil cabeças de gado.
João Baptista Borges João Baptista Borges João Baptista Borges João Baptista Borges