Seleções nacionais
Panamá chega à Copa Ouro: finalista e eliminado Estados Unidos
Juan Pablo Arevalo
13 de julho de 2023 06:16 m.
Jesús Ferreira foi um herói e um carrasco. A equipe do Canal venceu os cariocas em uma série de pênaltis.
A seleção panamenha foi a surpresa da Copa Ouro 2023, ao eliminar os Estados Unidos na semifinal e se classificar para uma final inesperada da competição da Concacaf.
Nesta quarta-feira, a seleção do Canal derrotou a anfitriã nos pênaltis (1 a 1, 4 a 5 nos pênaltis) e, após eliminar o atual campeão, fará a final deste torneio no domingo, em Los Angeles (EUA).
*100007 *Esta será a terceira Final da Copa Ouro para o Panamá, que não conquistou o título nas duas edições anteriores (2005 e 2013).
A seleção panamenha, com o goleiro Orlando Mosquera como herói na disputa de pênaltis com dois pênaltis defendidos, vai enfrentar o vencedor da outra semifinal entre México e Jamaica na final.
O jogo começou em ritmo acelerado – surpreendente no calor sufocante de San Diego – mas foram os EUA que trouxeram mais perigo, com dois atacantes poderosos e corpulentos Cowell e Brandon Vázquez entrando no time titular para escoltar Jesus Ferreira .
Nos 90 minutos o jogo ficou sem gols, então a prorrogação foi disputada.
O gol que subiu no placar foi de Anderson já na prorrogação. Mais uma vez, Carrasquilla, o cérebro da seleção centro-americana, vazou um passe perfeito para Anderson, armado por um desavisado DeAndre Yedlin fora-de-jogo e que, após cortar a saída desesperada de Turner, desencadeou a euforia aos 99 minutos da seleção panamenha.
A alegria durou apenas seis minutos, tempo que levou Ferreira, artilheiro da Copa Ouro, a empatar para os Estados Unidos. -Americano mandou para a rede em chute sem deixar a bola cair.
Quase sem forças no segundo tempo da prorrogação, as duas equipes se resignaram aos pênaltis no jogo em que Mosquera iniciou a série parando o chute de Ferreira tomada. Turner, excelente na cobrança de pênalti contra o Canadá, defendeu o chute de Cristian Martínez, mas Mosquera voltou a ficar enorme sob as traves e frustrou o chute de Cristian Roldán. Carrasquilla assumiu a responsabilidade e, enganando Turner, ampliou o sonho do Panamá de conquistar sua primeira Copa Ouro.